Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dificuldades em entrevistas de emprego


Às vezes nos deparamos com pessoas com um invejável currículo acadêmico e que fazem inúmeras entrevistas, porém raramente são contratadas. 

Abaixo vou descrever alguns fatores que talvez na hora o candidato tenha certa dificuldade de se expressar diante do entrevistador, mas que são decisivos para a obtenção do tão almejado emprego.




1)  Timidez:  

O candidato fala pouco, deixa frases incompletas e seus olhos passeiam pela sala e pela mesa, mas raramente encara o entrevistador.

2) Ansiedade: 

O candidato fala num tom mais acelerado e mais alto do que o normal e sua linguagem corporal mostram que nenhuma posição lhe parece confortável.

3) Insegurança: 

O candidato parece não acreditar em seus atributos e por isso enfeita demais as respostas, adicionando dados e fatos desnecessários para tentar impressionar o entrevistador.

4) Confusão: 

 O candidato tem dificuldade para articular seu pensamento e estica de mais uma resposta que poderia ser breve e não raramente muda de assunto no meio da resposta

Em todos os casos, o candidato sai da entrevista com a impressão correta de que falou o que não deveria e não falou o que poderia. 

Esta carência de expressão verbal pode ser resolvida com aulas de oratória, ou nos casos mais agudos com terapia ou fonoaudiólogo

O mais de importante, porém, é reconhecer a existência desta deficiência de comunicação em vez de acreditar que ela poderá desaparecer com mais um curso acadêmico.




Fontes: Rádio CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário