Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Falta de profissionais qualificados de TI

Todos sabem que o setor de TI é extremamente concorrido e o mercado está cada vez mais acirrado.
Novas tecnologias surgem a cada dia o que exige um grande esforço para acompanhar tanta informação e novas ferramentas.

Segundo David Braga, gerente geral da Dasein, não há profissionais qualificados disponíveis no mercado. Os bons já estão empregados porque são diferenciados. Dominam a tecnologia e o inglês.

Achar talentos qualificados em tecnologia no Brasil tornou-se uma operação de guerra para as companhias que dependem destes profissionais para sustentar o negócio.

As companhias estão buscando profissionais que conheçam tecnologia e business. Segundo a empresa Headhunter, os analistas de negócios e os especialistas em ERP ( gestão empresarial) estão entre os mais disputados do mercado e são bem pagos. Os que dominam SAP chegam a receber propostas de grandes corporações para ganhar em torno de 20 mil reais, pois são pessoas que investiram muito em qualificação e desembolsaram pelo menos 30 mil reais em certificações.

A grande dificuldade em achar estas verdadeiras joias no mercado é pelo fato de que eles são blindados pelas empresas que atuam e são bem remunerados.

Outro fator pela escassez de funcionários qualificados no mercado é que as faculdades, de maneira geral, não preparam o profissional para o mercado de trabalho, ou seja, as exigências e novas ferramentas atuantes.

O aumento das aplicações móveis criou oportunidades para especialistas em jogos, conectividade, interface de aplicações, modelagem de sistemas, desenvolvedores e sistemas operacionais. O fenômeno das redes sociais e cloud computing estão em ascensão no mercado.

Segundo Sgobbi as universidades ainda estão distantes dessa realidade do mercado. " Nuvem por exemplo, é um assunto que está bombando em 2011 e os currículos ainda não abordam esta tecnologia". Na sua opinião, há uma defasagem entre o que é ensinado em sala de aula e o que as empresas estão pedindo.

Outro favor que contribui para falta de perfil dos estudantes de tecnologia é a evasão escolar em cursos de tecnologia. Estudos da Brassom apontaram que apenas 85 mil estudantes concluem os cursos superiores de educação tecnológica, o que representa em torno de 18% dos mais de 460 mil alunos que se matricularam nas universidades.

O professor Celso Poderoso, coordenador dos cursos de graduação da Fiap, avalia que o que afasta os jovens dos cursos de TI é a falta de informação sobre as profissões nesta área. " Muitos acham que para ser um profissional de TI precisa ser nerd e olham esta carreira com preconceito" afirma. O professor constava que os alunos também acham que para entrar neste mercados precisam ser experts em matemática.

Cabe as escolas, principalmente as públicas, que não têm a cultura da informatização, desmitificar essa visão.

Enfim, há muitas oportunidades de emprego no mercado para profissionais qualificados.  Entre os mais procurados pelas empresas estão os desenvolvedores de sistemas por causa da capacidade do Brasil para produção de software.
Os grandes investimentos que o País está recebendo para implantação e ampliação de data centers, bem como os projetos de banda larga, também abriram mais vagas para os que têm domínio em rede.

A área de TI é um ramo que nunca vai ficar obsoleto no mercado, pois o que existe hoje é o fruto da tecnologia. E cabe a nós, profissionais de TI, investirmos em cursos que agregam domínio das novas ferramentas emergentes e podendo assim tornarmos mais valorizados no mercado.


Fontes: Computer World