Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Como a computação em nuvem e os serviços da Web estão mudando o mercado de trabalho de TI



Como a nuvem e os serviços da web continuam ganhando velocidade, o custo do lançamento do produto está diminuindo. Empresários podem ganhar mais por menos dinheiro e com menos pessoas.
Apesar de uma longa caminhada isto provavelmente significa menos posições de TI. È um aspecto diferente de uma mudança atual do mercado de trabalho de TI.
Desejáveis habilidades profissionais.
Ao contrário dos softwares de produtos tradicionais, a nuvem e os serviços de web giram em torno do conteúdo, monetarização e dados. Muitas das instalações, configurações e trabalhos de manutenção feitos por funcionários de data Center estão se tornando automatizados. Isso significa que desejáveis habilidades profissionais estão se mudando das mãos dos serviços técnicos para incluir talentos gerenciais
Habilidades profissionais emergentes
“A nuvem e serviços online são novos e diferentes dos produtos de software tradicionais e, portanto, requerem um novo tipo de talento” diz Eugia Sawa. Isto pode levar mais do que uma formação de engenharia ou ciência da computação. Então o que isso vai levar? Aqui há uma desagregação de três emergentes habilidades que os profissionais de TI devem focar para permanecer competitivo no mercado de trabalho.

Data Mining: O espaço online é imenso. Se você for capaz de combinar estatísticas e métodos de inteligência artificial para detectar padrões em enormes conjuntos de dados, uma infinidade de oportunidade de trabalho aguarda você. Data Mining ajuda as empresas a ganhar vantagens de informações sobre competidores, tornando-se uma área essencial de capacidade  

Web Analystic: È o ramo responsável pela coleta e análise de dados da internet, onde cada vez mais vem se tornando essencial nas decisões estratégicas de presença online das empresas.  As empresas estão precisando de pessoas que podem analisar as interações do usuário e as tendências para encontrar pontos fracos e identificar novas necessidades.

BI: Business Intelligence: A inteligência do negócio está ligada à capacidade das pessoas em posições estratégicas dentro de uma empresa e que estão diretamente ligadas ao poder de decisão para adaptar ou alterar o rumo da empresa. O objetivo do BI é auxiliar uma empresa por meio do tratamento da base de dados existentes, de maneira a aprimorar o processo de tomada de decisões.
Ela exige que o profissional tenha paixão pela engenharia e inteligência competitiva, que pode ajudar os membros de sua equipe a entender seus clientes.
.
 Conclusão:

Oportunidades de carreira na nuvem e serviços da web estão crescendo e provavelmente continuarão a crescer nos próximos anos. Uma pesquisa feita pela IBM em 2010 mostra que 91% de 2000 profissionais de TI entrevistados acreditam que a computação em nuvem será o modelo de entrega para 2010. Não é preciso dizer que, aqueles que estão de prontidão para as nuvens e desenvolvedores de web, podem esperar por segurança no emprego para pelo menos nos próximos quatro anos.
Tire suas próprias conclusões, ganhe habilidades para a nuvem e serviços da web, é claro se você tiver paixão por esta área, mova-se além das tradicionais preparações para a carreira de TI e seja proativo para usar estas emergentes habilidades profissionais.