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sábado, 13 de agosto de 2011

Como realmente verificar a largura da banda de internet

Acredito que todos já desconfiaram ou até mesmo reclamaram da péssima qualidade do link da internet.

Realmente a internet no Brasil ainda está longe de ser boa e com um preço absurdamente alto. Enquanto na Asia um link de 39 Mbps sai por 4 centavos, aqui pagamos uma verdadeira fortuna para ter miseros 5 Mbps. Se quiserem comprovar acessem:

http://setsuzoku.nifty.com/whole_adsl/news/39m.htm

Bom...deixando um pouco de lado este descontentamento com o Brasil e focando no artigo, irei demonstrar como verificar se estamos sendo roubados do que realmente contratamos ou se está sendo realmente dentro do cumprido.

Um pouco de teoria


As operadoras de maneira geral oferecem pacotes com largura de banda medida em Mbps ( leia-se mega bit por segundo) ou Kbps ( Kilobit por segundo). Esta medida chama unidade de medida da velocidade de transmissão de dados.
Agora quando realizamos um download consta Kb/s que é uma unidade totalmente diferente, ou seja, significa KiloBytes por segundo. Esta medida não é de transferência, mas sim de armazenamento de dados.

1 Byte é um octeto de 8 bits. Isto significa que para um conjunto de 8 bits, temos 1 byte. Até aqui tudo bem? Espero que sim =)


Diferença básica entre Bytes e Bits:


 Uma nomenclatura que pode causar muita ambiguidade no entendimento é a letra "b", que obrigatoriamente se refere aos bits. Portanto B- Byte b- Bit


  O que realmente isso me importa? Tudo!!. Se estamos fazendo um download de 1 MB/s, logo 1024 Kbps por que no download aparece 128 KB/s? Simples: 1024/8 = 128. È exatamente este o valor que aparece no seu download.

 Vamos frisar novamente: Suponhamos que estamos fazendo um download de 32 KB/s o que em tese significa que para cada segundo de conexão, 32 KB são transferidos. Com isto pode-se afirmar que a velocidade de conexão é de 256 Kbps. Pois é o resultado da multiplicação de 32 por 8.

 Agora, se você fizer estes cálculos e realmente verificar que a taxa está abaixo do que você contratou é melhor ficar experto e ligar na operadora. No entanto, veja o seguinte primeiramente.

 Verifique tudo antes de reclamar!


 Cabos de redes mal crimpados, computadores infectados/ zumbis e roteadores mal configurados implicam totalmente no desempenho do seu link de dados. Portanto, certifique-se que os cabos estejam em perfeitas condições, que seu antivírus esteja com as definições de vírus atualizadas e que seu roteador esteja devidamente configurado. Se não souber fazer isso, procure um técnico de confiança!

 Verifique a velocidade de download!

 Existem diversos sites na internet que medem a taxa de transmissão, porém não adianta nada fazermos este teste e no momento estivermos baixando algo ou teclando no MSN.
 Outro fator importante, busque sempre um testador de velocidade que esteja mais próximo de sua localização. Não vá realizar um teste em um servidor do Canadá se você mora no Brasil! rsrsrs

  Alguns confiáveis que utilizo:

http://tecnologia.uol.com.br/downloads/mirrors.jhtm - baixo algum mirror, como por exemplo uma distribuição Linux e vejo como está o download

 http://www.rjnet.com.br

 Finalizando

   Se você seguiu todas as etapas, fez os cálculos, verificou cabeamento e seu micro e mesmo assim não resolveu, ligue para a operadora informando a situação e as etapas que você fez com o intuito de regularizar a velocidade do link. Outro site bom para reclamar é o www.reclameaqui.com.br.

È isso ai...Até a proxima