Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como evitar vírus no pendrive


Com a grande disseminação da internet hoje em dia, uma das pragas contantes que estamos sujeitos são os famosos vírus de computador.

Vírus em termos genéricos, nada mais são do que pequenos programas/instruções que contém código malicioso com o intuito é danificar um Sistema operacional, arquivos de inicialização, processos e espalhar para outros computadores que estejam conectados na rede.

Com a popularização do pen-drive que é extremamente utilizado e útil nos dias de hoje, eles também tornaram-se verdadeiros transmissores de vírus. Basta "espetar" seu pendrive em um PC contaminado e pronto!! Seu pendrive está infectado.

A base de disseminação da maioria dos vírus é copiando seu executável em alguma pasta do pen-drive e gravar um arquivo autorun.inf que é para disparar seu executável quando o pen-drive for inserido na porta USB ou quando for clicado. È aí que mora o perigo!!

Uma maneira simples e eficaz


Para diminuirmos esta infecção, basta criarmos uma pasta na raiz do pen-drive com o nome autorun.inf.





Ao criar uma pasta o vírus não conseguirá sobrescrever e consequentemente seu pen-drive não será um disseminador de vírus

Na prática ele até poderá ser infectado porque não evitamos que o executável do vírus seja copiado para ele, porém o vírus não será disparado automaticamente, o que é uma grande vantagem.

Instalando um Anti-vírus no pen-drive

Além de criarmos a pasta do autorun.inf podemos proteger o pen-drive ainda mais instalando um anti-vírus nele. Existem inúmeros no mercado, desde os pagos como os free. 

Particularmente como sou um defensor do código livre e programas free utilizo o ClamWin. È um excelente antivírus, tanto é que o utilizo em alguns servidores Linux. 

Como instalar?

Acesse este link http://www.clamav.net/win32/ClamAVWindowsSetup.exe e baixe o instalador do ClamWin.

Após baixar, cria uma pasta no pendrive com um nome qualquer e instale o antivírus la.

Ao executar ClamWinPortable.exe, aparecerá uma mensagem constando que a base de dados do antivírus está atualizada. Pois bem, clique em sim e espere atualizar.




Após atualizar selecione qual unidade deseja scanear e clique em Scan, como segue abaixo.



Pronto!!! O ClamWin irá scanear por supostos vírus no seu pen-drive ou nas próprias partições do Windows.
Apenas lembrando que, o ClamWin não scaneia em tempo real seu pen-drive, ou seja, quando for espetar o pen-drive em algum pc, é bom dar uma scaneada nele.


Opção 2

Uma segunda opção de antivírus só que em tempo real é o Mix One. Ele também foi projetado para proteger algum dispositivo USB e pode também ser instalado no PC. A vantagem dele em comparação com o ClamWin é que ele protege em tempo real.

Como instalar


Baixe o instalador através deste link http://ldc.mx/descargar.php?des=mxone e clique em mxoneexe para instalá-lo. Ao executar aparecerá uma tela, para instalar na partição USB ou no PC. No nosso caso, selecionamos para instalar no USB.


Após instalar o antivírus ele criará um executável na raiz do seu pen-drive. Execute novamente e atualize a base de dados ( caso ele solicitar ). No meu caso, apareceu um erro após atualizar mas não é nada de mais, pois trata-se de um bug do próprio antivírus. Faça o seguinte:

Abre novamente seu dispositivo USB e agora execute o Mx onde 0508.exe que é uma versão atual após a atualização.



Pronto!! Após executar abrirá a tela principal do antivírus e com as opções conhecidas. 



È isso ai pessoal, qualquer dúvida não deixem de postar ai...

Abç e até +.